(13) 3261-5767

Ensino Fundamental 1

O Ensino Fundamental 1 no Colégio Universitas prioriza no Ensino o trabalho Integrado, o que possibilita melhor entendimento dos conteúdos e a suas vivências.

A cada novo ano letivo as turmas celebram um tema. Esse tema, por sua vez, inspira os nomes das classes do 2º ao 5º ano. Cada nome escolhido se transforma em patrono de sala.

A partir daí, o trabalho se inicia com a descoberta e exploração do tema e dos patronos por meio de atividades diversas, como: pesquisas, trabalhos de arte, livros paradidáticos, estudos do meio, apresentações, músicas etc.

Dizemos que o tema do ano é gerador, pois dele partem ideias criativas e motivadoras que ajudam a desenvolver diferentes habilidades.

A alfabetização de nossos alunos é um momento único e especial. Ela caminha desde a Educação Infantil e culmina no 2º ano do Ensino Fundamental, tendo como ponto de partida uma história sobre o alfabeto e a descoberta dos sons e desenho das letras que, juntos, transformam o modo como ás crianças interagem com o mundo.

É importante ressaltar que a alfabetização é um processo contínuo e evolutivo, que não se encerra neste ciclo.

Além dos componentes curriculares, comuns a este segmento, contamos também com aulas de Laboratório de Ciências, Laboratório de Informática, Música, Expressão Corporal, Educação Física e Inglês. Cada uma delas ministrada em seu próprio espaço.

Esses componentes desenvolvem seus próprios conteúdos e procuram dialogar com aqueles estudados em sala de aula, para completar o trabalho escolar, ao estimular a criatividade de forma participativa e prazerosa.

Há dois eventos anuais a destacar: Encontro com a Arte e Mostra do Conhecimento.

O primeiro conta com a participação das séries iniciais, 2º e 3º ano.

Neste encontro contamos com exposições artísticas dos alunos, em suas diversas vertentes e apresentações.

No segundo evento, os alunos dos anos finais, 4º e 5º ano demonstram aquilo que aprenderam por meio de trabalhos, com diferentes técnicas, atuações e manifestações multidisciplinares.

Existem lugares que nos pertencem. E sentimos que pertencemos a eles também.

Acreditamos que este pensamento seja uma boa definição para Escola. E esperamos que o Universitas represente exatamente isso.

Dúvidas, ideias, sugestões, elogios ou críticas?
Queremos ouvir você!
Rua Venâncio José Lisboa, 06 - Ponta da Praia - Santos - 11030-080
(13) 3261-5767

©2022 Todos os direitos reservados - Colégio Universitas - Educação Infantil e Ensino Fundamental